Relatório Crítico
Processo:
A proposta apresentada pelas professoras da disciplina foi recriarmos
uma obra seguindo a corrente artística que anteriormente havíamos pesquisado e
apresentado a pares. O meu grupo estudou o modernismo, que não sendo
concretamente uma corrente única, mas antes um conjunto de várias correntes,
obrigou a que escolhêssemos uma corrente que nenhum dos grupos tivesse
estudado. Sendo assim, escolhemos a pintura metafísica. Como dito em
publicações anteriores, escolhi trabalhar a obra em que surge uma figura
feminina.
Em primeiro lugar, pesquisei um pouco sobre pintura
metafísica, uma vez que, embora abordássemos esta corrente no nosso trabalho de
pesquisa, apenas a mencionámos vagamente. Assim, descobri que esta corrente
faz-se representar por Giorgio De Chirico, e, desta forma, baseei o meu
trabalho nas obras deste pintor. De Chirico representa a figura humana como um
manequim, sem traços faciais distintivos e, consequentemente sem expressão. Em
seguida, ao pesquisar os trabalhos deste pintor, foi notório também a sua forma
de retratar os panejamentos: quer pelo uso de elementos arquitectónicos que
modulassem as formas das vestes dos personagens, quer tendo o tecido pintado em
si, mas sem grande modulação. Outro traço distintivo é o uso de sombras
exageradas inseridas num ambiente pesado, de reflexão. Desta forma, conjugando
estes elementos caracterizadores da obra de De Chirico, cheguei ao meu estudo
final.
Após ter recebido a aprovação da professora, comecei a
passar o estudo para a tela. Neste ponto, cometi um erro: o não pintar o fundo
em primeiro lugar. Comecei inclusive a pintar a figura humana antes de começar
o fundo, ou mesmo antes de dar uma cor base em toda a tela.
Por esta altura, quando fui mostrar à professora o meu
estudo e as dimensões da tela, para que pudesse ter algumas directrizes sobre o
posicionamento da figura, a docente sugeriu-me o uso de pastel de óleo após
aplicar uma camada base da cor, uma vez que no meu estudo de cor foi usado este
material, ao que concordei.
No entanto, à medida que ia pintando, mais me ia
apercebendo que estava a gostar do resultado do acrílico sem pastel. Assim, fui
pintando parte por parte a acrílico, deixando a pouco e pouco de pensar no uso
do pastel.
No final, acabei por alterar dois elementos do meu estudo
inicial: o braço da figura, que no estudo estava pintado como se de pele se
tratasse, no trabalho final é apresentado como uma coluna, e parte da barriga,
que no estudo estava de vermelho, ficou com um elemento arquitectónico.
O último passo foi aplicar uma última camada de cor no
fundo.
Aspectos
positivos e negativos:
A meu ver, neste trabalho, houve mais aspectos positivos
que negativos. No entanto, estes últimos existiram, como em qualquer trabalho.
O principal aspecto negativo foi a minha escolha de ter comprado tela a metro
ao invés de ser uma tela já montada. Com isto perdi algum tempo a tirar as
medidas e a ajustar a proporções, uma vez que parte do espaço em que poderia
desenhar seria para prender a tela ao caixilho. Ainda relativamente a aspectos
negativos, posso dizer que foi um erro não ter começado pelo fundo, uma vez que
depois de pintar a figura central, tornou-se mais difícil retocar o plano de
fundo. No geral, penso que os aspectos positivos superaram os negativos, uma
vez que o resultado final é o que estava à espera. Em conclusão, estou contente
com a composição final e com a minha prestação neste trabalho.
Auto-avaliação:
Neste trabalho, penso que a minha prestação foi razoável.
A ideia surgiu-me mais rapidamente que no último projecto, de maneira que tive
mais tempo para a concretização, com que fico satisfeita. No geral, gostei de
realizar este trabalho, e apraz-me o resultado final.
Aluna:
Inês Lalanda
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