domingo, 30 de março de 2014

Relatório Crítico - Trabalho de recriação

Relatório Crítico


Processo:
A proposta apresentada pelas professoras da disciplina foi recriarmos uma obra seguindo a corrente artística que anteriormente havíamos pesquisado e apresentado a pares. O meu grupo estudou o modernismo, que não sendo concretamente uma corrente única, mas antes um conjunto de várias correntes, obrigou a que escolhêssemos uma corrente que nenhum dos grupos tivesse estudado. Sendo assim, escolhemos a pintura metafísica. Como dito em publicações anteriores, escolhi trabalhar a obra em que surge uma figura feminina.

Em primeiro lugar, pesquisei um pouco sobre pintura metafísica, uma vez que, embora abordássemos esta corrente no nosso trabalho de pesquisa, apenas a mencionámos vagamente. Assim, descobri que esta corrente faz-se representar por Giorgio De Chirico, e, desta forma, baseei o meu trabalho nas obras deste pintor. De Chirico representa a figura humana como um manequim, sem traços faciais distintivos e, consequentemente sem expressão. Em seguida, ao pesquisar os trabalhos deste pintor, foi notório também a sua forma de retratar os panejamentos: quer pelo uso de elementos arquitectónicos que modulassem as formas das vestes dos personagens, quer tendo o tecido pintado em si, mas sem grande modulação. Outro traço distintivo é o uso de sombras exageradas inseridas num ambiente pesado, de reflexão. Desta forma, conjugando estes elementos caracterizadores da obra de De Chirico, cheguei ao meu estudo final.
Após ter recebido a aprovação da professora, comecei a passar o estudo para a tela. Neste ponto, cometi um erro: o não pintar o fundo em primeiro lugar. Comecei inclusive a pintar a figura humana antes de começar o fundo, ou mesmo antes de dar uma cor base em toda a tela.
Por esta altura, quando fui mostrar à professora o meu estudo e as dimensões da tela, para que pudesse ter algumas directrizes sobre o posicionamento da figura, a docente sugeriu-me o uso de pastel de óleo após aplicar uma camada base da cor, uma vez que no meu estudo de cor foi usado este material, ao que concordei.
No entanto, à medida que ia pintando, mais me ia apercebendo que estava a gostar do resultado do acrílico sem pastel. Assim, fui pintando parte por parte a acrílico, deixando a pouco e pouco de pensar no uso do pastel.
No final, acabei por alterar dois elementos do meu estudo inicial: o braço da figura, que no estudo estava pintado como se de pele se tratasse, no trabalho final é apresentado como uma coluna, e parte da barriga, que no estudo estava de vermelho, ficou com um elemento arquitectónico.
O último passo foi aplicar uma última camada de cor no fundo.

Aspectos positivos e negativos:
A meu ver, neste trabalho, houve mais aspectos positivos que negativos. No entanto, estes últimos existiram, como em qualquer trabalho. O principal aspecto negativo foi a minha escolha de ter comprado tela a metro ao invés de ser uma tela já montada. Com isto perdi algum tempo a tirar as medidas e a ajustar a proporções, uma vez que parte do espaço em que poderia desenhar seria para prender a tela ao caixilho. Ainda relativamente a aspectos negativos, posso dizer que foi um erro não ter começado pelo fundo, uma vez que depois de pintar a figura central, tornou-se mais difícil retocar o plano de fundo. No geral, penso que os aspectos positivos superaram os negativos, uma vez que o resultado final é o que estava à espera. Em conclusão, estou contente com a composição final e com a minha prestação neste trabalho.

Auto-avaliação:
Neste trabalho, penso que a minha prestação foi razoável. A ideia surgiu-me mais rapidamente que no último projecto, de maneira que tive mais tempo para a concretização, com que fico satisfeita. No geral, gostei de realizar este trabalho, e apraz-me o resultado final.










Aluna: Inês Lalanda

Memória Descritiva - Trabalho de recriação

Memória Descritiva | Trabalho de recriação


A proposta apresentada pelas professoras da disciplina foi recriarmos uma obra seguindo a corrente artística que anteriormente havíamos pesquisado e apresentado a pares. O meu grupo estudou o modernismo, que não sendo concretamente uma corrente única, mas antes um conjunto de várias correntes, obrigou a que escolhêssemos uma corrente que nenhum dos grupos tivesse estudado. Sendo assim, escolhemos a pintura metafísica. Como dito em publicações anteriores, escolhi trabalhar a obra em que surge uma figura feminina.

Técnica: Acrílico sobre tela

Descrição: Uma vez que na pintura metafísica os rostos são apresentados como manequins, isto é sem traços faciais, a figura feminina torna-se menos humana e mais uma representação de algo que poderá ser notoriamente humano. A figura encontra-se na mesma posição do referente inicial, mas, no entanto, é notório a falta de tratamento e modulação do tecido com que se cobre, pois na corrente trabalhada os panejamentos são menos tratados e menos modulados que no referente. Para além disso, podemos encontrar alguns elementos arquitectónicos, no braço e na barriga, uma vez que a pintura metafísica utiliza estes elementos não só como moduladores de panejamentos, mas também como parte integrante da figura humana.
















Aluna: Inês Lalanda

Fotografias de progresso - Trabalho de recriação


 Estas são as fotos dos progressos já na tela do trabalho de recriação. Pode-se ver as várias fases do trabalho e as suas alterações. 






































Trabalho Final