domingo, 23 de fevereiro de 2014

Estudo para uma coluna decorativa - trabalho de recriação

Na grande maioria das obras de Chirico podem ser vistos elementos arquitectónicos, como colunas, ou mesmo edifícios. Para o trabalho de recriação escolhi colocar a figura humana elevada numa coluna, como se de uma estátua se tratasse. Este é, assim, o estudo da dita coluna com um apontamento do braço e da saia utilizadas no estudo anterior.



sábado, 22 de fevereiro de 2014

Estudo da figura humana para o trabalho de recriação

Após ter decidido basear-me em Giorgio De Chirico, o passo seguinte seria escolher a obra ou obras sobre as quais me debruçaria. Assim, escolhi duas obras por diferentes razões:


                      



A pintura à esquerda pelo facto de Chirico trabalhar a figura humana de uma outra forma. Podemos encontrar esta sua particularidade quanto ao Homem em quase todos os seus trabalhos: decompõe a figura, tornando-a um todo constituído por partes segmentadas. 
Quanto à pintura da direita, o pintor utiliza as estátuas como representações da figura humana. Uma vez que tenciono tornar o Retrato numa estátua em cima de um pedestal, achei apropriado.
Assim, comecei por fazer um estudo do corpo e da posição do Retrato usando como referente a 1ª figura.



 Estudo da forma e da cor

 O estudo em comparação ao referente

 Progressos no estudo de cor

 Progressos em comparação ao referente

 Estudo da cor de fundo e de material

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Trabalho de Recriação de uma Obra - Referente Inicial e Corrente a Desenvolver

Foi nos proposto recriarmos uma obra de acordo com uma corrente artística previamente estudada e apresentada à professora. Calhou-nos o Modernismo, mas, uma vez que esta corrente é um conjunto de várias outras correntes e que uma parte delas foi apresentada em aula pelos nossos colegas, a professora sugeriu que procurássemos outros estilos pertencentes ao Modernismo, mas que não tivessem sido apresentados. Assim, escolhi trabalhar com a Pintura Metafísica, baseando-me no pintor Giorgio De Chirico. Das duas obras que a professora apresentou, escolhi ficar com o retrato  Madame Marie-Geneviève- Marguerite de Senonnes, de Ingres.


Uma vez que irei trabalhar esta obra baseando-me no pintor De Chirico, estas são algumas das imagens base em que o pintor utiliza a figura humana:





Pintura Metafísica

Este estilo de pintura aparece como uma recusa ao Futurismo: apresenta-se como uma arte intemporal, enquanto que a arte futurista aparece como uma ânsia pela aceleração do tempo e pela transformação da sociedade. A pintura metafísica é representada pelas obras de Giorgio De Chirico e de Carlo Carrá. Nestas composições, os elementos arquitectónicos presentes controem, paradoxalmente, espaços vazios e misteriosos, e a figura humana, quando representada, denota um forte sentimento de solidão e silêncio. 

Algumas das obras de De Chirico:


















Algumas das obras de Carlo Carrá: