sábado, 12 de outubro de 2013

Grupo Neoconcreto

O Grupo Neoconcreto surgiu em 1959, e uma das suas fundadoras foi Lygia Clark. Esta artista propõe que a pintura não se sustenta mais no seu suporte tradicional. Quer isto dizer que a pintura não fica fechada em si mesma e que as obras querem ganhar o espaço.





Assemblage

O termo Assemblage foi trazido à arte em 1953 por Jean Dubuffet. É usado para definir obras com colagens e objectos tridimensionais, e baseia-se no princípio de que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando assim um novo conjunto, mas sem perder o sentido original do material adicionado. 

Utiliza diversos materiais colados à superfície do meio em que o artista actua, como por exemplo, papéis, tecidos, madeira, entre outros. No entanto, difere da pintura matérica uma vez que esta utiliza estes materiais apenas no sentido de dar alguma tridimensionalidade a pinturas e formas abstractas, enquanto que a Assemblage é a tentativa de, com objectos tridimensioniais, se ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim com o limite da pintura.

Resumidamente, sobre a Assemblge pode-se dizer que nem é pintura nem escultura, mas sim uma junção de ambos em algo que na totalidade acaba por nem ser um coisa nem outra.

















Pintura Matérica


A pintura matérica é uma corrente pictórica, que se começou a desenvolver entre os anos 40 e 50, e considera-se que surgiu em França com as obras de Fautrier e de Dubuffet.

A sua principal característica é o ser uma pintura abstracta que, para além de ser feita com materiais tradicionais, também utiliza a areia, trapos, madeira, vidros ou até gesso. ~

Os pintores não só actuam sobre a tela com os materiais não tradicionais, como por vezes também rasgam e destroem o próprio m
eio em que vão actuar (tela).